Dia das Mães

O Dia das Mães  está quase chegando, esse dia tão especial é comemorado no segundo domingo de maio. A data é para celebrar a pessoa mais importante no mundo para nós, pois sem ela não teríamos tido carinho, amor, dedicação, aconchego, e muitos outros sentimentos que só as Mães  sabem passar para seus filhos, além é claro de ter vindo ao mundo. Nesse ano de 2020 o Dia das Mães será comemorado no dia 10 de maio.

Essa mulher tão guerreira que te carregou na barriga por 9 meses e depois que você nasceu ela te deu amor, ela trabalhou para poder sustentar você e para que você tivesse tudo de bom e de melhor merece ser lembrada no dia que foi destinado a ela. É por isso e por outros motivos mais que é comemorado com tanta felicidade o dia dessas mulheres que fazem o nosso mundo melhor.

A ASSEF deseja tudo de bom para você nesta data especial, querida mamãe.

A data de comemoração varia de acordo com o país. Em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de maio e no Brasil no segundo domingo do mês de maio. Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Jarvis organizou em 1865 o Mother’s Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos que assolou os Estados Unidos no período. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) publicou o manifesto Mother’s Day Proclamation, pedindo paz e desarmamento depois da Peleia de Secessão. Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após o falecimento de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother’s Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914. Com a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição do feriado.

Link permanente para este artigo: https://www.assef.org.br/portalassef/dia-das-maes/